quinta-feira, 20 de novembro de 2014

2ª apresentação - 16/11/2014

APRESENTAÇÃO NA CASA DE REPOUSO SÃO JOSÉ



No último domingo, 16 de novembro, realizamos nossa segunda apresentação. Dessa vez fomos até a casa de repouso São José, no Parque Paulistano, próximo a São Miguel Paulista.
Nos encontramos na Escola Estadual Francisco Pereira de Souza Filho às 13h, lá encontramos Andressa, responsável pelo Programa Escola da Família, e Claudemir Santos, que nos indicou para a Andressa e conseguiu um espaço na agenda para a nossa apresentação.

Passamos o texto no pátio da escola, conversamos sobre o documentário e as próximas apresentações. Às 14h, fomos levadas para o local, e foi ai que as surpresas começaram. Fomos recebidas por freiras, que são responsáveis pelo local, olhamos umas para as outras, todas com o mesmo olhar de espanto, explico: O nosso roteiro traz situações cotidianas na vida de uma adolescente, sexo e drogas são abordados - sendo estes os mais básicos, mas não posso dar mais detalhes e estragar a surpresa. Palavrões também estão presentes, e não poderiam estar naquele dia.

As senhoras estavam no pátio e nos foram apresentadas, algumas bem animadas bateram palmas, sorriram, nos elogiaram. Estávamos muito ansiosas para poder proporcionar uma alegria para elas, mas acabamos percebendo que a nossa atração não é a favorita delas. Claro que entramos em desespero.

Conseguimos uma sala para a troca de roupa, enquanto a Isadora arrumava o cenário. Tínhamos acabado de nos trocar quando a Isadora chega e solicita "Cortem os palavrões, não falem de sexo (...) e nada que seja desaprovado pela instituição", justamente a base do nosso roteiro. A Vanessa ainda teve um problema com a roupa da personagem Constance, pois é muito curta e aberta nas costas. Nos bastidores, nervosismo. 

A improvisação era necessária, em boa parte do roteiro, e o medo de não conseguir uma química em cena era grande. Mas o nosso grupo se une muito antes de uma apresentação, e tirávamos forças uma das outras, com abraços, palavras de conforto, olhares, Lá vai Mariana entrando em cena, e a minha força se esvaindo, algumas senhoras não prestavam muita atenção, o que é normal eu sei, mas ainda assim, fiquei mais nervosa.

No geral, foi uma apresentação mediana. Conseguimos improvisar, em algumas - poucas, confesso - cenas fizemos uma triangulação, em outras cenas esquecíamos as partes "proibidas" e acabávamos falando mesmo assim, devido ao nosso nervosismo esquecíamos de falar alto. Mas ao final, fomos aplaudidas, as senhoras que não desgrudavam o olho da apresentação elogiaram, e entenderam a nossa proposta, dever cumprido.

Sim, vimos que temos bastante falhas ainda, e no ensaio de sábado vamos pegar firme nelas, mas o principal nós conseguimos, ser um grupo que aceita desafios, e que consegue sair da zona de conforto. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário