quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Joana Darc

Entrevista





Você sofreu pressão e cobrança de si mesma após completar 18 anos?
Não, nenhuma.


Você sofre com alguma questão estética?
Não. Graças a Deus aceito tudo o que Deus me deu, tá perfeito.

Já modificou algo no seu corpo por pressão de alguém?
Jamais.


O que você tem vontade de mudar no seu corpo?
Nada.


O que você não mudaria de jeito nenhum?
Meus cabelos. (Por quê?). Por que eu gosto deles como eles são.


Você se preocupa demais com a aparência, se considera muito vaidosa?
Eu gosto de me manter bem.


Você liga para a opinião dos outros em relação a você?
Não dou nem bola.


Você já fez coisas erradas devido influências de alguns amigos?
Não


Como você reage ao ouvir um elogio malicioso?
Fico feliz, né, saber que alguém tá me elogiando.


Como. é/era a sua relação com os seus pais?
Boa.


O que mais gosta de fazer? E o que menos gosta?
O que eu gosto de mais de fazer é trabalhar, menos gosto de ficar em casa.


No que mais você mudou na transição de adolescente para mulher?
Assim, depois que eu tive meus filhos, então me amadureceu bastante, desde o primeiro filho que eu tive.


Há algo que gostaria de ter mais não tem?
Sim, uma casa, minha mesmo.


Você é uma pessoa muito ambiciosa?
Não.


Você se considera materialista?
Também não.


Qual é o seu sonho?
Ter minha casa própria


Quando você percebeu que havia mudado? Amadurecido?
Quando me tornei mãe. (Mas o que fez mudar, assim o fato de ser mãe?) Assim, o nascimento do meu filho, eu ter que cuidar dele, que eu tinha 17 anos, me fez amadurecer mais rápido (Mas foi sofrido ou foi natural?) Não. Pra mim foi bom, eu cresci sabendo que eu tinha que cuidar dele sozinha, não tinha ninguém pra me ajudar, então aí eu amadureci já antes do tempo.


A aceitação em relação a personalidade, corpo, entre outros, foi sempre assim ou na  adolescência você tinha algum tipo de insegurança?
Quando eu era mocinha assim? Eu sabia que o meu corpo ia se transformar né, porque a gente sendo mocinha é uma coisa, a gente se tornando uma mulher é diferente, então eu sabia que o meu corpo ai se transformar.


Qual sua opinião sobre machismo?
Tipo assim, sobre os homens? ( Sim, se te tratarem inferior a um homem) Ah, eu acho assim que um homem, esse homem machista que as vezes bate em mulher, maltrata mulher, num, pra mim não tem valor.


Já sofreu algum preconceito machista? Já aconteceu com você?
Comigo não. Graças a Deus não.


Pra você, qual é papel e a importância a mulher tem na sociedade?
Tipo assim, a mulher ter seu trabalho, sua independência, trabalhar, ganhar seu dinheiro e ser independente.


Você já sofreu algum preconceito?
Como assim? (Você já sofreu algum preconceito por ser mulher, tipo falarem assim, você não pode fazer isso, porque você é mulher ou em relação a outra coisa?)

No momento não, nunca sofri não.

Com quantos anos você perdeu a virgindade?
15 anos.


Você tem uma visão sobre sexo diferente hoje?
Tenho. (Mas, como era a sua visão antes?) Assim, porque antes, como eu fui criada no interior é diferente de hoje, hoje em dia a moça conhece o rapaz já vão pro hotel  e antigamente não, antigamente a gente namorava, tanto é que eu namorei com esse rapaz, namorei, fiquei noiva e casei com o mesmo.


Você mudou após sua primeira relação sexual? (Sentiu diferença no corpo ou psicologicamente)
Sim. (Quais?) Senti que eu não era mais uma moça, não era mais virgem.


O que é sexo para você?
Sexo tem que ser uma coisa feita com amor com carinho e muito respeito, tem que ser, tem que haver respeito entre as duas pessoas.


Seus pais conversavam com você sobre isto, na sua adolescência?
Não, porque a gente criada, os pais da gente também tinha vergonha de falar pra gente. (E quando você tinha uma dúvida, como era? Você perguntava pra alguém?)

Não, porque assim, eu só vim conhecer mesmo assim, conhecer uma pessoa com quem eu me perdi, depois que eu me tornei, depois que eu tinha 15 anos, então eu já não  tinha mais o meu pai, só tinha minha mãe, então era assim, quando a gente se perdeu com essa pessoa, que nem eu me perdi, ele foi falou com minha mãe e eu falei que já não era mais uma moça, eu tinha me tornado uma mulher.

Você busca qualidades/valores diferentes nos homens em contraponto com a adolescência? Quais?
Pra mim encontrar um homem para eu possa ter de novo para ter um relacionamento, eu prefiro que o homem seja honesto, trabalhador e que me respeite (Quando você era adolescente você tinha esse mesmo pensamento?) Mesmo pensamento.


Com quantos anos você se casou?
15 anos

Você trabalhava ou trabalha, depois de casada?
Trabalho.


Como é a sua relação de independência na questão financeira?
Tipo assim, como eu vivo? Ah, eu trabalho eu mantenho a minha casa na medida do que eu posso né, o que eu ganho eu faço o que tenho que fazer na minha casa, ajeito minhas contas, pago minhas contas.


Após o casamento você mudou muito?
Eu mudei bastante 

O que mudou principalmente depois do casamento?

Eu mudei, devido assim me tornei mãe, tive que cuidar da casa, tive que cuidar do meu filho, tive que cuidar do meu marido, não tive tempo pra mim, eu só tive tempo pra eles, então é como se eu tivesse se esquecido de mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário